O resultado e a lista geral de classificação dos aprovados serão divulgados no site www.feg.br e também no mural da portaria da Escola, cinco dias úteis após a realização da prova. 1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: – Conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: – Conteúdo
O resultado e a lista geral de classificação dos aprovados serão divulgados no site www.feg.br e também no mural da portaria da Escola, cinco dias úteis após a realização da prova.
1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
– Conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
– Conteúdo referente à 1ª série do Ensino Médio.
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
– Conteúdo referente à 2ª série do Ensino Médio.
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 1º Ensino Médio
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos argumentativos Traços característicos de textos expositivos Estudos de gêneros da tipologia argumentativa Estudos de gêneros da tipologia expositiva Argumentar e expor: semelhanças e diferenças Estudos linguísticos
• Marcas dêiticas (pronomespessoais)
• Pontuação
• Elementos coesivos (preposição econectivos)
• Concordâncias nominal everbal
• Questõesortográficas
• Pronomerelativo
• Adequação vocabular
• Períodosimples
• Crase
Variedades linguísticas
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura,produçãoeescutadetextosargumentativoseexpositivosemdiferentessituaçõesde comunicação
Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em vozalta
• Inferência
• Coerência
• Paragrafação
• Etapas de elaboração e revisão daescrita
• Elaboração defichas
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva Gênero textual artigo de opinião
Gênero textual carta do leitor Estudos linguísticos
• Pontuação
• Figuras delinguagem
• Colocaçãopronominal
• Regências verbal enominal
• Funções dalinguagem
• Período composto porcoordenação
• ArticuladoressintáticosargumentativosVariedadeslinguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes situações de comunicação
• Formulação dehipótese
• Inferência
• Interpretação de textos literário e nãoliterário
• Informatividade
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Regências verbal enominal
• Período composto porsubordinação
• Conjunção
• Preposição
• Anafóricos
• Pontuação
• Período composto Variedadeslinguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e nãoliterário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leituradramática
• Leitura em vozalta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa
• Etapas de elaboração e revisão daescrita
Paragrafação
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Período composto porsubordinação
• Conjunção
• Crase
• Regências verbal enominal
• Concordâncias verbal enominal Variedadeslinguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e nãoliterário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leituradramática
• Leitura em vozalta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa
• Etapas de elaboração e revisão daescrita
Paragrafação
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 2º Ensino Médio
Esferas de atividades sociais da linguagem
As diferentes mídias
A língua e a constituição psicossocial do indivíduo
A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar A literatura na sociedade atual
Lusofonia e história da língua portuguesa
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo, entre outros)
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: diferenças entre verso e prosa Texto narrativo (foco: leitura)
Conto tradicional
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Opiniõespessoais
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Tomada denotas
• Resumodetextoaudiovisual(novelatelevisiva,filme,documentário,entreoutros)
Legenda
Relato (foco: leitura e escrita)
• Notícia
Informação, exposição de ideias e mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Visão crítica do estudo da gramática
Compreensão e discussão oral
A oralidade nos textos escritos
Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte Expressão oral e tomada de turno
Esferas de atividades sociais da linguagem A exposição artística e o uso da palavra Comunicação e relaçõessociais
Discurso e valores pessoais e sociais Literatura e Arte como instituições sociais Variedade linguística: preconceito linguístico Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de atividade extracurricular Texto narrativo (foco: leitura)
• Crônica
Texto teatral (foco: leitura)
Diferenças entre texto teatral e texto espetacular
• Fábula
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Folheto
• Resumo
O texto literário e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Intertextualidade:interdiscursiva,intergenéricaereferencial,temática Lexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia
O conceito de gênero textual Polissemia
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais
Situação comunicativa: contexto e interlocutores
Esferas de atividades sociais da linguagem
A literatura como sistema intersemiótico
O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Estruturatipológica
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder
• Entrevista
Texto lírico (foco: leitura)
• O poema e o contextohistórico
Texto narrativo (foco: leitura)
• Oconto
• Comédia e tragédia (semelhanças ediferenças) As entrevistas e a mídiaimpressa
Relações entre literatura e outras expressões da Arte Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura.
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: coesão Identificaçãodaspalavras,sinonímiaeideias-chaveemumtexto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática Intersemioticidade
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais
Hetero e autoavaliação
Esferas de atividades sociais da linguagem
A construção do caráter dosenunciadores A palavra: profissões e campo de trabalho O texto literário e otempo
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir dediferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Prosaliterária:comparaçãoentrediferentesgênerosdeficção
• Cordel
• Epopeia
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
Ethos e produção escrita
A opinião crítica e a mídia impressa Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Intencionalidade comunicativa
Funcionamento da língua
Análiseestilística:pronomes,artigosenumerais Conhecimentos linguísticos e de gênero textual Construção datextualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais |
Estratégias de escuta
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 3º Ensino Médio
Esferas de atividades sociais da linguagem
A linguagem e a crítica de valores sociais
A palavra e o tempo: texto e contexto social Como fazer para gostar de ler literatura?
O estatuto do escritor na sociedade
Os sistemas de arte e de entretenimento O século XIX e a poesia
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Textos em prosa:romance
• Comédia
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto lírico (foco: leitura) Poema: visão temática
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo deopinião
• Anúnciopublicitário
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: conectivos
Aspectos linguísticos específicos da construção datextualidade Construção linguística da superfície textual: uso de conectores Coordenação esubordinação
Formação do gênero
Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia
Períodos simples e composto
Valor expressivo do período simples
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos criativos (publicitário)
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais
Romantismo e Ultrarromantismo
Valores e atitudes culturais no texto literário
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• Romance
• Conto fantástico Texto lírico (foco:leitura)
• Poema: a denúnciasocial
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo deopinião
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
• Análise estilística: advérbio emetonímia
• Aspectos linguísticos específicos da construção dogênero
• Coesão e coerência com vistas à construção datextualidade
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto Interação entre elementos literários e linguísticos
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Processos interpretativos inferenciais: metáfora
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos Expressão de opiniões pessoais
Esferas de atividades sociais da linguagem
Ética, sexualidade e linguagem Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX Aspropostaspós-românticasealiteraturarealistaenaturalista Leitura e expressãoescrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
• Correspondência
Texto narrativo (foco: leitura)
• O símbolo e amoral
Texto lírico (foco: leitura)
• O símbolo e amoral
• Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição Relato (foco:escrita)
Ensaio ou perfilbiográfico
A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
A sequencialização dos parágrafos Análise estilística: preposição
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral Concatenação de ideias Intencionalidade comunicativa
Discussão de pontos de vista em textos opinativos Hetero e autoavaliação
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e realidade social Comunicação, sociedade e poder
Ruptura e diálogo entre linguagem e tradição
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção dotexto
• Revisão
Texto literário (foco: leitura)
• Conto: a ruptura com atradição
• Poema: subjetividade e objetividade Texto expositivo (foco: leitura eescrita)
• Entrevista
Relato (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
Texto informativo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder ouprospecto
A expressão de opiniões pela instituição jornalística Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: orações coordenadas e subordinadas A sequencialização dos parágrafos
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos Estratégias de escuta
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 1º ENSINO MÉDIO
Números
Números reais
• Conjuntosnuméricos
• Númerosirracionais
• Potenciação e radiciação emR
Notaçãocientífica
Números/Relações
Álgebra
• Equaçõesde2–o grau:resoluçãoe problemas
Funções
• Noções básicas sobrefunção
• A ideia devariação
Construção de tabelas e gráficos para representarfunçõesde1–o ede2–o graus
Geometria/Relações
Proporcionalidade na Geometria • O conceito desemelhança • Semelhança detriângulos |
Razõestrigonométricas
Geometria/Números
Corpos redondos • O número π; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo • Volume e área docilindro
Probabilidade |
Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade
Geometria/Números
Corpos redondos • O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo • Volume e área docilindro
Probabilidade |
Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade
Geometria/Números
Corpos redondos • O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo • Volume e área docilindro
Probabilidade |
Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 2° ENSINO MÉDIO } E
S
Números
Números e sequências
• Conjuntosnuméricos
• Regularidades numéricas:sequências
Progressões aritméticas e progressões geométricas
Relações
Funções
• Relação entre duasgrandezas
• Proporcionalidades:direta,inversa,diretacom oquadrado
• Funçãode1–o grau
Funçãode2–o grau
in Relações
Funções exponencial e logarítmica
• Crescimentoexponencial
• Função exponencial: equaçõese inequações
• Logaritmos: definição epropriedades
Função logarítmica: equaçõese inequações
oGeometria/Relações
Geometria-Trigonometria
• Razões trigonométricas nostriângulos retângulos
• Polígonos regulares: inscrição, circunscrição e pavimentaçãode superfícies
Resolução de triângulos nãoretângulos: Lei dos Senos e Lei dosCossenos Médio
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 3° ENSINO MÉDIO }
Relações
Trigonometria
• Fenômenosperiódicos
• Funçõestrigonométricas
• Equações einequações
Adição dearcos
Números/Relações
Matrizes, determinantes e sistemas lineares
• Matrizes: significado comotabelas, características eoperações
• A noção de determinante de uma matriz quadrada
Resolução e discussão de sistemas lineares:escalonamento
mNúmeros
Análise combinatória e probabilidade • Princípios multiplicativo eaditivo • Probabilidadesimples • Arranjos, combinações epermutações • Probabilidade da reunião e/ou da intersecção deeventos • Probabilidadecondicional |
Distribuiçãobinomialdeprobabilidades: o triângulo de Pascal e o binômio de Newton
Geometria
Geometria métrica espacial • Elementos de geometria deposição • Poliedros, prismas epirâmides |
Cilindros, cones eesferas
Mogi Guaçu, 17 de novembro de 2019.
A Coordenação.
O resultado e a lista geral de classificação dos aprovados serão divulgados no site www.feg.br e também no mural da portaria da Escola, cinco dias úteis após a realização da prova.
1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
– Conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
– Conteúdo referente à 1ª série do Ensino Médio.
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:
– Conteúdo referente à 2ª série do Ensino Médio.
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 1º Ensino Médio
Conteúdos gerais
Traços característicos de textos argumentativos Traços característicos de textos expositivos Estudos de gêneros da tipologia argumentativa Estudos de gêneros da tipologia expositiva Argumentar e expor: semelhanças e diferenças Estudos linguísticos
• Marcas dêiticas (pronomespessoais)
• Pontuação
• Elementos coesivos (preposição econectivos)
• Concordâncias nominal everbal
• Questõesortográficas
• Pronomerelativo
• Adequaçãovocabular
• Períodosimples
• Crase
Variedades linguísticas
Conteúdos de leitura, escrita e oralidade
Leitura,produçãoeescutadetextosargumentativoseexpositivosemdiferentessituaçõesde comunicação
Interpretação de textos literário e não literário
• Leitura em vozalta
• Inferência
• Coerência
• Paragrafação
• Etapas de elaboração e revisão daescrita
• Elaboração defichas
Conteúdos gerais
Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva Gênero textual artigo de opinião
Gênero textual carta do leitor Estudos linguísticos
• Pontuação
• Figuras delinguagem
• Colocaçãopronominal
• Regências verbal enominal
• Funções dalinguagem
• Período composto porcoordenação
• ArticuladoressintáticosargumentativosVariedadeslinguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes situações de comunicação
• Formulação dehipótese
• Inferência
• Interpretação de textos literário e nãoliterário
• Informatividade
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Regências verbal enominal
• Período composto porsubordinação
• Conjunção
• Preposição
• Anafóricos
• Pontuação
• Período composto Variedadeslinguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e nãoliterário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leituradramática
• Leitura em vozalta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa
• Etapas de elaboração e revisão daescrita
Paragrafação
Conteúdos gerais
Discurso político: diferentes formas de representação
Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político
Estudos linguísticos
• Pontuação
• Período composto porsubordinação
• Conjunção
• Crase
• Regências verbal enominal
• Concordâncias verbal enominal Variedadeslinguísticas
Conteúdo de leitura, escrita e oralidade
Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político
• Interpretação de textos literário e nãoliterário
• Inferência
• Fruição
• Situacionalidade
• Leituradramática
• Leitura em vozalta
• Coerência
• Coesão
• Informatividade
• Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa
• Etapas de elaboração e revisão daescrita
Paragrafação
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 2º Ensino Médio
Esferas de atividades sociais da linguagem
As diferentes mídias
A língua e a constituição psicossocial do indivíduo
A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar A literatura na sociedade atual
Lusofonia e história da língua portuguesa
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Textos prescritivos (foco: escrita)
Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo, entre outros)
Texto lírico (foco: leitura)
Poema: diferenças entre verso e prosa Texto narrativo (foco: leitura)
Conto tradicional
Texto argumentativo (foco: escrita)
• Opiniõespessoais
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Tomada denotas
• Resumodetextoaudiovisual(novelatelevisiva,filme,documentário,entreoutros)
Legenda
Relato (foco: leitura e escrita)
• Notícia
Informação, exposição de ideias e mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Visão crítica do estudo da gramática
Compreensão e discussão oral
A oralidade nos textos escritos
Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte Expressão oral e tomada de turno
Esferas de atividades sociais da linguagem A exposição artística e o uso da palavra Comunicação e relaçõessociais
Discurso e valores pessoais e sociais Literatura e Arte como instituições sociais Variedade linguística: preconceito linguístico Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto de atividade extracurricular Texto narrativo (foco: leitura)
• Crônica
Texto teatral (foco: leitura)
Diferenças entre texto teatral e texto espetacular
• Fábula
Texto lírico (foco: leitura)
• Poema
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Folheto
• Resumo
O texto literário e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Intertextualidade:interdiscursiva,intergenéricaereferencial,temática Lexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia
O conceito de gênero textual Polissemia
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais
Situação comunicativa: contexto e interlocutores
Esferas de atividades sociais da linguagem
A literatura como sistema intersemiótico
O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Estruturatipológica
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder
• Entrevista
Texto lírico (foco: leitura)
• O poema e o contextohistórico
Texto narrativo (foco: leitura)
• Oconto
• Comédia e tragédia (semelhanças ediferenças) As entrevistas e a mídiaimpressa
Relações entre literatura e outras expressões da Arte Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura.
Funcionamento da língua
Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade
Construção linguística da superfície textual: coesão Identificaçãodaspalavras,sinonímiaeideias-chaveemumtexto
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática Intersemioticidade
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais
Hetero e autoavaliação
Esferas de atividades sociais da linguagem
A construção do caráter dosenunciadores A palavra: profissões e campo de trabalho O texto literário e otempo
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir dediferentes indícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Prosaliterária:comparaçãoentrediferentesgênerosdeficção
• Cordel
• Epopeia
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
Ethos e produção escrita
A opinião crítica e a mídia impressa Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Intencionalidade comunicativa
Funcionamento da língua
Análiseestilística:pronomes,artigosenumerais Conhecimentos linguísticos e de gênero textual Construção datextualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática
Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais |
Estratégias de escuta
CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 3º Ensino Médio
Esferas de atividades sociais da linguagem
A linguagem e a crítica de valores sociais
A palavra e o tempo: texto e contexto social Como fazer para gostar de ler literatura?
O estatuto do escritor na sociedade
Os sistemas de arte e de entretenimento O século XIX e a poesia
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Projeto detexto
• Construção dotexto
• Revisão
Texto narrativo (foco: leitura)
• Textos em prosa:romance
• Comédia
Textos prescritivos (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto lírico (foco: leitura) Poema: visão temática
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo deopinião
• Anúnciopublicitário
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: conectivos
Aspectos linguísticos específicos da construção datextualidade Construção linguística da superfície textual: uso de conectores Coordenação esubordinação
Formação do gênero
Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia
Períodos simples e composto
Valor expressivo do período simples
Compreensão e discussão oral
Discussão de pontos de vista em textos criativos (publicitário)
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais
Romantismo e Ultrarromantismo
Valores e atitudes culturais no texto literário
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto narrativo (foco: leitura e escrita)
• Romance
• Conto fantástico Texto lírico (foco:leitura)
• Poema: a denúnciasocial
Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)
• Artigo deopinião
Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
• Análise estilística: advérbio emetonímia
• Aspectos linguísticos específicos da construção dogênero
• Coesão e coerência com vistas à construção datextualidade
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto Interação entre elementos literários e linguísticos
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Processos interpretativos inferenciais: metáfora
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos Expressão de opiniões pessoais
Esferas de atividades sociais da linguagem
Ética, sexualidade e linguagem Literatura e seu estatuto
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX Aspropostaspós-românticasealiteraturarealistaenaturalista Leitura e expressãoescrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção dotexto
• Revisão
Texto prescritivo (foco: escrita)
• Projeto detexto
Texto expositivo (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
• Correspondência
Texto narrativo (foco: leitura)
• O símbolo e amoral
Texto lírico (foco: leitura)
• O símbolo e amoral
• Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição Relato (foco:escrita)
Ensaio ou perfilbiográfico
A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
• Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
A sequencialização dos parágrafos Análise estilística: preposição
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia
Compreensão e discussão oral Concatenação de ideias Intencionalidade comunicativa
Discussão de pontos de vista em textos opinativos Hetero e autoavaliação
Esferas de atividades sociais da linguagem
Literatura e realidade social Comunicação, sociedade e poder
Ruptura e diálogo entre linguagem e tradição
Leitura e expressão escrita
Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios
Estruturação da atividade escrita
• Planejamento
• Construção dotexto
• Revisão
Texto literário (foco: leitura)
• Conto: a ruptura com atradição
• Poema: subjetividade e objetividade Texto expositivo (foco: leitura eescrita)
• Entrevista
Relato (foco: leitura e escrita)
• Reportagem
Texto informativo (foco: leitura e escrita)
• Fôlder ouprospecto
A expressão de opiniões pela instituição jornalística Intencionalidade comunicativa
Estratégias de pós-leitura
Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura
Funcionamento da língua
Análise estilística: orações coordenadas e subordinadas A sequencialização dos parágrafos
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia
Compreensão e discussão oral
Concatenação de ideias
Discussão de pontos de vista em textos opinativos Estratégias de escuta
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 1º ENSINO MÉDIO
Números
Números reais
• Conjuntosnuméricos
• Númerosirracionais
• Potenciação e radiciação emR
Notaçãocientífica
Números/Relações
Álgebra
• Equaçõesde2–o grau:resoluçãoe problemas
Funções
• Noções básicas sobrefunção
• A ideia devariação
Construção de tabelas e gráficos para representarfunçõesde1–o ede2–o graus
Geometria/Relações
Proporcionalidade na Geometria • O conceito desemelhança • Semelhança detriângulos |
Razõestrigonométricas
Geometria/Números
Corpos redondos • O número π; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo • Volume e área docilindro
Probabilidade |
Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade
Geometria/Números
Corpos redondos • O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo • Volume e área docilindro
Probabilidade |
Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade
Geometria/Números
Corpos redondos • O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo • Volume e área docilindro
Probabilidade |
Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 2° ENSINO MÉDIO } E
S
Números
Números e sequências
• Conjuntosnuméricos
• Regularidades numéricas:sequências
Progressões aritméticas e progressões geométricas
Relações
Funções
• Relação entre duasgrandezas
• Proporcionalidades:direta,inversa,diretacom oquadrado
• Funçãode1–o grau
Funçãode2–o grau
in Relações
Funções exponencial e logarítmica
• Crescimentoexponencial
• Função exponencial: equaçõese inequações
• Logaritmos: definição epropriedades
Função logarítmica: equaçõese inequações
oGeometria/Relações
Geometria-Trigonometria
• Razões trigonométricas nostriângulos retângulos
• Polígonos regulares: inscrição, circunscrição e pavimentaçãode superfícies
Resolução de triângulos nãoretângulos: Lei dos Senos e Lei dosCossenos Médio
CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 3° ENSINO MÉDIO }
Relações
Trigonometria
• Fenômenosperiódicos
• Funçõestrigonométricas
• Equações einequações
Adição dearcos
Números/Relações
Matrizes, determinantes e sistemas lineares
• Matrizes: significado comotabelas, características eoperações
• A noção de determinante de uma matriz quadrada
Resolução e discussão de sistemas lineares:escalonamento
mNúmeros
Análise combinatória e probabilidade • Princípios multiplicativo eaditivo • Probabilidadesimples • Arranjos, combinações epermutações • Probabilidade da reunião e/ou da intersecção deeventos • Probabilidadecondicional |
Distribuiçãobinomialdeprobabilidades: o triângulo de Pascal e o binômio de Newton
Geometria
Geometria métrica espacial • Elementos de geometria deposição • Poliedros, prismas epirâmides |
Cilindros, cones eesferas
Mogi Guaçu, 17 de novembro de 2019.
A Coordenação.