728 x 90

Conteúdo para a Prova Classificatória do Ensino Médio:

 O resultado e a lista geral de classificação dos aprovados serão divulgados no site www.feg.br e também no mural da portaria da Escola, cinco dias úteis após a realização da prova. 1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: – Conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental. 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: – Conteúdo

 O resultado e a lista geral de classificação dos aprovados serão divulgados no site www.feg.br e também no mural da portaria da Escola, cinco dias úteis após a realização da prova.

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

– Conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental.

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

– Conteúdo referente à 1ª série do Ensino Médio.

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

– Conteúdo referente à 2ª série do Ensino Médio.

 

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 1º Ensino Médio

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos argumentativos Traços característicos de textos expositivos Estudos de gêneros da tipologia argumentativa Estudos de gêneros da tipologia expositiva Argumentar e expor: semelhanças e diferenças Estudos linguísticos

      Marcas dêiticas (pronomespessoais)

      Pontuação

      Elementos coesivos (preposição econectivos)

      Concordâncias nominal everbal

      Questõesortográficas

      Pronomerelativo

      Adequação vocabular

      Períodosimples

      Crase

Variedades linguísticas

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura,produçãoeescutadetextosargumentativoseexpositivosemdiferentessituaçõesde comunicação

Interpretação de textos literário e não literário

      Leitura em vozalta

      Inferência

      Coerência

      Paragrafação

      Etapas de elaboração e revisão daescrita

      Elaboração defichas

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva Gênero textual artigo de opinião

 

Gênero textual carta do leitor Estudos linguísticos

    Pontuação

    Figuras delinguagem

    Colocaçãopronominal

    Regências verbal enominal

    Funções dalinguagem

    Período composto porcoordenação

    ArticuladoressintáticosargumentativosVariedadeslinguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes situações de comunicação

    Formulação dehipótese

    Inferência

    Interpretação de textos literário e nãoliterário

    Informatividade

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político

Estudos linguísticos

    Regências verbal enominal

    Período composto porsubordinação

    Conjunção

    Preposição

    Anafóricos

    Pontuação

    Período composto Variedadeslinguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político

    Interpretação de textos literário e nãoliterário

    Inferência

    Fruição

    Situacionalidade

    Leituradramática

    Leitura em vozalta

    Coerência

    Coesão

    Informatividade

    Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa

    Etapas de elaboração e revisão daescrita

Paragrafação

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político

Estudos linguísticos

    Pontuação

    Período composto porsubordinação

    Conjunção

    Crase

    Regências verbal enominal

    Concordâncias verbal enominal Variedadeslinguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político

    Interpretação de textos literário e nãoliterário

    Inferência

    Fruição

    Situacionalidade

    Leituradramática

    Leitura em vozalta

    Coerência

    Coesão

    Informatividade

    Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa

    Etapas de elaboração e revisão daescrita

Paragrafação

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 2º Ensino Médio

Esferas de atividades sociais da linguagem

As diferentes mídias

A língua e a constituição psicossocial do indivíduo

A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar A literatura na sociedade atual

Lusofonia e história da língua portuguesa

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

                Projeto detexto

                Construção dotexto

                Revisão

Textos prescritivos (foco: escrita)

Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo, entre outros)

Texto lírico (foco: leitura)

Poema: diferenças entre verso e prosa Texto narrativo (foco: leitura)

Conto tradicional

Texto argumentativo (foco: escrita)

              Opiniõespessoais

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Tomada denotas

              Resumodetextoaudiovisual(novelatelevisiva,filme,documentário,entreoutros)

           Legenda

Relato (foco: leitura e escrita)

    Notícia

Informação, exposição de ideias e mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Visão crítica do estudo da gramática

Compreensão e discussão oral

A oralidade nos textos escritos

Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte Expressão oral e tomada de turno

Esferas de atividades  sociais  da  linguagem  A exposição artística e o uso da palavra Comunicação e relaçõessociais

Discurso e valores pessoais e sociais Literatura e Arte como instituições sociais Variedade linguística: preconceito linguístico Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

              Projeto de atividade extracurricular Texto narrativo (foco: leitura)

              Crônica

Texto teatral (foco: leitura)

Diferenças entre texto teatral e texto espetacular

              Fábula

Texto lírico (foco: leitura)

              Poema

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Folheto

              Resumo

O texto literário e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa Estratégias de pós-leitura

      Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Intertextualidade:interdiscursiva,intergenéricaereferencial,temática Lexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia

O conceito de gênero textual Polissemia

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais

Situação comunicativa: contexto e interlocutores

Esferas de atividades sociais da linguagem

A literatura como sistema intersemiótico

O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

              Projeto detexto

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

              Estruturatipológica

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Fôlder

              Entrevista

Texto lírico (foco: leitura)

              O poema e o contextohistórico

Texto narrativo (foco: leitura)

              Oconto

              Comédia e tragédia (semelhanças ediferenças) As entrevistas e a mídiaimpressa

Relações entre literatura e outras expressões da Arte Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

    Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura.

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade

Construção linguística da superfície textual: coesão  Identificaçãodaspalavras,sinonímiaeideias-chaveemumtexto

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática Intersemioticidade

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais

Hetero e autoavaliação

Esferas de atividades sociais da linguagem

A construção do caráter dosenunciadores A palavra: profissões e campo de trabalho O texto literário e otempo

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir dediferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

              Prosaliterária:comparaçãoentrediferentesgênerosdeficção

              Cordel

              Epopeia

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

Ethos e produção escrita

A opinião crítica e a mídia impressa Estratégias de pós-leitura

    Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Intencionalidade comunicativa

Funcionamento da língua

Análiseestilística:pronomes,artigosenumerais Conhecimentos linguísticos e de gênero textual Construção datextualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais

Estratégias de escuta

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 3º Ensino Médio

Esferas de atividades sociais da linguagem

A linguagem e a crítica de valores sociais

A palavra e o tempo: texto e contexto social Como fazer para gostar de ler literatura?

O estatuto do escritor na sociedade

Os sistemas de arte e de entretenimento O século XIX e a poesia

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

              Textos em prosa:romance

              Comédia

Textos prescritivos (foco: escrita)

              Projeto detexto

Texto lírico (foco: leitura) Poema: visão temática

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

              Artigo deopinião

              Anúnciopublicitário

Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

Análise  estilística: conectivos

Aspectos linguísticos específicos da construção datextualidade Construção linguística da superfície textual: uso de conectores Coordenação esubordinação

Formação do gênero

Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia

Períodos simples e composto

Valor expressivo do período simples

Compreensão e discussão oral

  Discussão de pontos de vista em textos criativos (publicitário)

 Esferas de atividades sociais da linguagem

 Literatura e seu estatuto

 O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX O    indivíduo e os pontos de vista e valores sociais

Romantismo e Ultrarromantismo

Valores e atitudes culturais no texto literário

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

       Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

       Planejamento

       Construção dotexto

       Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

       Projeto detexto

Texto narrativo (foco: leitura e escrita)

       Romance

       Conto fantástico Texto lírico (foco:leitura)

       Poema: a denúnciasocial

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

       Artigo deopinião

Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

    Análise estilística: advérbio emetonímia

    Aspectos linguísticos específicos da construção dogênero

    Coesão e coerência com vistas à construção datextualidade

Identificação das palavras e ideias-chave em um texto Interação entre elementos literários e linguísticos

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Processos  interpretativos  inferenciais: metáfora

Compreensão e discussão oral

Concatenação de ideias

Discussão de pontos de vista em textos opinativos Expressão de opiniões pessoais

Esferas de atividades sociais da linguagem

Ética, sexualidade e linguagem Literatura e seu estatuto

O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX Aspropostaspós-românticasealiteraturarealistaenaturalista Leitura e expressãoescrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Planejamento

              Construção dotexto

              Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

              Projeto detexto

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Reportagem

              Correspondência

Texto  narrativo  (foco: leitura)

              O símbolo e amoral

Texto lírico (foco: leitura)

              O símbolo e amoral

              Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição Relato (foco:escrita)

Ensaio ou perfilbiográfico

A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

      Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

A sequencialização dos parágrafos Análise estilística: preposição

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Compreensão e discussão oral Concatenação de ideias Intencionalidade comunicativa

Discussão de pontos de vista em textos opinativos Hetero e autoavaliação

Esferas de atividades sociais da linguagem

Literatura e realidade social Comunicação, sociedade e poder

Ruptura e diálogo entre linguagem e tradição

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Planejamento

              Construção dotexto

              Revisão

Texto literário (foco: leitura)

              Conto: a ruptura com atradição

              Poema: subjetividade e objetividade Texto expositivo (foco: leitura eescrita)

              Entrevista

Relato (foco: leitura e escrita)

              Reportagem

Texto informativo (foco: leitura e escrita)

              Fôlder ouprospecto

A expressão de opiniões pela instituição jornalística Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: orações coordenadas e subordinadas A sequencialização dos parágrafos

Conhecimentos linguísticos e de gênero textual

Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia

Compreensão e discussão oral

Concatenação de ideias

Discussão de pontos de vista em textos opinativos Estratégias de escuta

 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 1º ENSINO MÉDIO

Números

Números reais

     Conjuntosnuméricos

     Númerosirracionais

     Potenciação e radiciação emR

Notaçãocientífica

Números/Relações

 

Álgebra

    Equaçõesde2o grau:resoluçãoe problemas

 

Funções

    Noções básicas sobrefunção

    A ideia devariação

Construção de tabelas e gráficos para representarfunçõesde1o ede2o graus

Geometria/Relações

 

Proporcionalidade na Geometria

           O conceito desemelhança

           Semelhança detriângulos

Razõestrigonométricas

Geometria/Números

 

Corpos redondos

        O número π; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo

        Volume e área docilindro

 

 

Probabilidade

Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade

Geometria/Números

 

Corpos redondos

        O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo

        Volume e área docilindro

 

 

Probabilidade

Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade

Geometria/Números

 

Corpos redondos

              O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo

              Volume e área docilindro

 

 

Probabilidade

Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade

 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 2° ENSINO MÉDIO } E

S

 Números

Números e sequências

        Conjuntosnuméricos

        Regularidades numéricas:sequências

Progressões aritméticas e progressões geométricas

Relações

 

Funções

           Relação entre duasgrandezas

           Proporcionalidades:direta,inversa,diretacom oquadrado

           Funçãode1o grau

Funçãode2o grau

in Relações

 

Funções exponencial e logarítmica

              Crescimentoexponencial

              Função exponencial: equaçõese inequações

              Logaritmos: definição epropriedades

Função logarítmica: equaçõese inequações

oGeometria/Relações

 

Geometria-Trigonometria

              Razões trigonométricas nostriângulos retângulos

              Polígonos regulares: inscrição, circunscrição e pavimentaçãode superfícies

Resolução de triângulos nãoretângulos: Lei dos Senos e Lei dosCossenos Médio

 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 3° ENSINO MÉDIO }

 Relações

 

Trigonometria

     Fenômenosperiódicos

              Funçõestrigonométricas

              Equações einequações

Adição dearcos

Números/Relações

 

Matrizes, determinantes e sistemas lineares

              Matrizes: significado comotabelas, características eoperações

              A noção de determinante de uma matriz quadrada

Resolução e discussão de sistemas lineares:escalonamento

mNúmeros

 

Análise combinatória e probabilidade

              Princípios multiplicativo eaditivo

              Probabilidadesimples

              Arranjos, combinações epermutações

              Probabilidade da reunião e/ou da intersecção deeventos

              Probabilidadecondicional

Distribuiçãobinomialdeprobabilidades: o triângulo de Pascal e o binômio de Newton

Geometria

 

Geometria métrica espacial

              Elementos de geometria deposição

              Poliedros, prismas epirâmides

Cilindros, cones eesferas

 

 

Mogi Guaçu, 17 de novembro de 2019.

 

 A Coordenação.

 

 

 

 

 

  O resultado e a lista geral de classificação dos aprovados serão divulgados no site www.feg.br e também no mural da portaria da Escola, cinco dias úteis após a realização da prova.

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

– Conteúdo referente ao 9º ano do Ensino Fundamental.

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

– Conteúdo referente à 1ª série do Ensino Médio.

3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO:

– Conteúdo referente à 2ª série do Ensino Médio.

 

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 1º Ensino Médio

Conteúdos gerais

Traços característicos de textos argumentativos Traços característicos de textos expositivos Estudos de gêneros da tipologia argumentativa Estudos de gêneros da tipologia expositiva Argumentar e expor: semelhanças e diferenças Estudos linguísticos

      Marcas dêiticas (pronomespessoais)

      Pontuação

      Elementos coesivos (preposição econectivos)

      Concordâncias nominal everbal

      Questõesortográficas

      Pronomerelativo

      Adequaçãovocabular

      Períodosimples

      Crase

Variedades linguísticas

Conteúdos de leitura, escrita e oralidade

Leitura,produçãoeescutadetextosargumentativoseexpositivosemdiferentessituaçõesde comunicação

Interpretação de textos literário e não literário

      Leitura em vozalta

      Inferência

      Coerência

      Paragrafação

      Etapas de elaboração e revisão daescrita

      Elaboração defichas

Conteúdos gerais

Estudo de gêneros textuais da tipologia argumentativa Estudo de gêneros textuais da tipologia expositiva Gênero textual artigo de opinião

Gênero textual carta do leitor Estudos linguísticos

    Pontuação

    Figuras delinguagem

    Colocaçãopronominal

    Regências verbal enominal

    Funções dalinguagem

    Período composto porcoordenação

    ArticuladoressintáticosargumentativosVariedadeslinguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, produção e escuta de artigo de opinião, carta do leitor e outros gêneros em diferentes situações de comunicação

    Formulação dehipótese

    Inferência

    Interpretação de textos literário e nãoliterário

    Informatividade

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político

Estudos linguísticos

    Regências verbal enominal

    Período composto porsubordinação

    Conjunção

    Preposição

    Anafóricos

    Pontuação

    Período composto Variedadeslinguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político

    Interpretação de textos literário e nãoliterário

    Inferência

    Fruição

    Situacionalidade

    Leituradramática

    Leitura em vozalta

    Coerência

    Coesão

    Informatividade

    Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa

    Etapas de elaboração e revisão daescrita

Paragrafação

Conteúdos gerais

Discurso político: diferentes formas de representação

Estudo de tipologia e gêneros argumentativos articulados por projetos Construção de projeto político

Estudos linguísticos

    Pontuação

    Período composto porsubordinação

    Conjunção

    Crase

    Regências verbal enominal

    Concordâncias verbal enominal Variedadeslinguísticas

Conteúdo de leitura, escrita e oralidade

Leitura, escrita e escuta intertextual e interdiscursiva de gêneros argumentativos e expositivos articulados por projeto político

    Interpretação de textos literário e nãoliterário

    Inferência

    Fruição

    Situacionalidade

    Leituradramática

    Leitura em vozalta

    Coerência

    Coesão

    Informatividade

    Leitura oral: ritmo, entonação, respiração, qualidade da voz, elocução epausa

    Etapas de elaboração e revisão daescrita

Paragrafação

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 2º Ensino Médio

Esferas de atividades sociais da linguagem

As diferentes mídias

A língua e a constituição psicossocial do indivíduo

A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar A literatura na sociedade atual

Lusofonia e história da língua portuguesa

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

                Projeto detexto

                Construção dotexto

                Revisão

Textos prescritivos (foco: escrita)

Projeto de atividade midiática (reportagem fotográfica, propaganda, documentário em vídeo, entre outros)

Texto lírico (foco: leitura)

Poema: diferenças entre verso e prosa Texto narrativo (foco: leitura)

Conto tradicional

Texto argumentativo (foco: escrita)

              Opiniõespessoais

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Tomada denotas

              Resumodetextoaudiovisual(novelatelevisiva,filme,documentário,entreoutros)

           Legenda

Relato (foco: leitura e escrita)

    Notícia

Informação, exposição de ideias e mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Visão crítica do estudo da gramática

Compreensão e discussão oral

A oralidade nos textos escritos

Discussão de pontos de vista: Literatura e Arte Expressão oral e tomada de turno

Esferas de atividades  sociais  da  linguagem  A exposição artística e o uso da palavra Comunicação e relaçõessociais

Discurso e valores pessoais e sociais Literatura e Arte como instituições sociais Variedade linguística: preconceito linguístico Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

              Projeto de atividade extracurricular Texto narrativo (foco: leitura)

              Crônica

Texto teatral (foco: leitura)

Diferenças entre texto teatral e texto espetacular

              Fábula

Texto lírico (foco: leitura)

              Poema

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Folheto

              Resumo

O texto literário e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa Estratégias de pós-leitura

      Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade

Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto Intertextualidade:interdiscursiva,intergenéricaereferencial,temática Lexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia

O conceito de gênero textual Polissemia

Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais

Situação comunicativa: contexto e interlocutores

Esferas de atividades sociais da linguagem

A literatura como sistema intersemiótico

O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir de diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

              Projeto detexto

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

              Estruturatipológica

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Fôlder

              Entrevista

Texto lírico (foco: leitura)

              O poema e o contextohistórico

Texto narrativo (foco: leitura)

              Oconto

              Comédia e tragédia (semelhanças ediferenças) As entrevistas e a mídiaimpressa

Relações entre literatura e outras expressões da Arte Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

    Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura.

Funcionamento da língua

Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Construção da textualidade

Construção linguística da superfície textual: coesão  Identificaçãodaspalavras,sinonímiaeideias-chaveemumtexto

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática Intersemioticidade

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais

Hetero e autoavaliação

Esferas de atividades sociais da linguagem

A construção do caráter dosenunciadores A palavra: profissões e campo de trabalho O texto literário e otempo

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Conhecimento sobre o gênero do texto e a antecipação de sentidos a partir dediferentes indícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

              Prosaliterária:comparaçãoentrediferentesgênerosdeficção

              Cordel

              Epopeia

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

Ethos e produção escrita

A opinião crítica e a mídia impressa Estratégias de pós-leitura

    Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Intencionalidade comunicativa

Funcionamento da língua

Análiseestilística:pronomes,artigosenumerais Conhecimentos linguísticos e de gênero textual Construção datextualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e temática

Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia Relações entre os estudos de literatura e linguagem Compreensão e discussão oral

Discussão de pontos de vista em textos literários Expressão de opiniões pessoais

Estratégias de escuta

CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA Para a prova do 3º Ensino Médio

Esferas de atividades sociais da linguagem

A linguagem e a crítica de valores sociais

A palavra e o tempo: texto e contexto social Como fazer para gostar de ler literatura?

O estatuto do escritor na sociedade

Os sistemas de arte e de entretenimento O século XIX e a poesia

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Projeto detexto

              Construção dotexto

              Revisão

Texto narrativo (foco: leitura)

              Textos em prosa:romance

              Comédia

Textos prescritivos (foco: escrita)

              Projeto detexto

Texto lírico (foco: leitura) Poema: visão temática

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

              Artigo deopinião

              Anúnciopublicitário

Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

Análise  estilística: conectivos

Aspectos linguísticos específicos da construção datextualidade Construção linguística da superfície textual: uso de conectores Coordenação esubordinação

Formação do gênero

Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia

Períodos simples e composto

Valor expressivo do período simples

Compreensão e discussão oral

  Discussão de pontos de vista em textos criativos (publicitário)

 Esferas de atividades sociais da linguagem

 Literatura e seu estatuto

 O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX O    indivíduo e os pontos de vista e valores sociais

Romantismo e Ultrarromantismo

Valores e atitudes culturais no texto literário

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

       Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

       Planejamento

       Construção dotexto

       Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

       Projeto detexto

Texto narrativo (foco: leitura e escrita)

       Romance

       Conto fantástico Texto lírico (foco:leitura)

       Poema: a denúnciasocial

Texto argumentativo (foco: leitura e escrita)

       Artigo deopinião

Argumentação, expressão de opiniões e mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

    Análise estilística: advérbio emetonímia

    Aspectos linguísticos específicos da construção dogênero

    Coesão e coerência com vistas à construção datextualidade

Identificação das palavras e ideias-chave em um texto Interação entre elementos literários e linguísticos

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Processos  interpretativos  inferenciais: metáfora

Compreensão e discussão oral

Concatenação de ideias

Discussão de pontos de vista em textos opinativos Expressão de opiniões pessoais

Esferas de atividades sociais da linguagem

Ética, sexualidade e linguagem Literatura e seu estatuto

O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX Aspropostaspós-românticasealiteraturarealistaenaturalista Leitura e expressãoescrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Planejamento

              Construção dotexto

              Revisão

Texto prescritivo (foco: escrita)

              Projeto detexto

Texto expositivo (foco: leitura e escrita)

              Reportagem

              Correspondência

Texto  narrativo  (foco: leitura)

              O símbolo e amoral

Texto lírico (foco: leitura)

              O símbolo e amoral

              Poema: a ruptura e o diálogo com a tradição Relato (foco:escrita)

Ensaio ou perfilbiográfico

A expressão de ideias e conhecimentos e a mídia impressa Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

      Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

A sequencialização dos parágrafos Análise estilística: preposição

Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade

Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática Lexicografia: dicionário, glossário, enciclopédia

Compreensão e discussão oral Concatenação de ideias Intencionalidade comunicativa

Discussão de pontos de vista em textos opinativos Hetero e autoavaliação

Esferas de atividades sociais da linguagem

Literatura e realidade social Comunicação, sociedade e poder

Ruptura e diálogo entre linguagem e tradição

Leitura e expressão escrita

Estratégias de pré-leitura

              Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partirde diferentesindícios

Estruturação da atividade escrita

              Planejamento

              Construção dotexto

              Revisão

Texto literário (foco: leitura)

              Conto: a ruptura com atradição

              Poema: subjetividade e objetividade Texto expositivo (foco: leitura eescrita)

              Entrevista

Relato (foco: leitura e escrita)

              Reportagem

Texto informativo (foco: leitura e escrita)

              Fôlder ouprospecto

A expressão de opiniões pela instituição jornalística Intencionalidade comunicativa

Estratégias de pós-leitura

Organização da informação e utilização das habilidades desenvolvidas emnovos contextos deleitura

Funcionamento da língua

Análise estilística: orações coordenadas e subordinadas A sequencialização dos parágrafos

Conhecimentos linguísticos e de gênero textual

Coesão e coerência com vistas à construção da textualidade Intertextualidade:interdiscursiva,intergenérica,referencialetemáticaLexicografia: dicionário, glossário,enciclopédia

Compreensão e discussão oral

Concatenação de ideias

Discussão de pontos de vista em textos opinativos Estratégias de escuta

 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 1º ENSINO MÉDIO

Números

Números reais

     Conjuntosnuméricos

     Númerosirracionais

     Potenciação e radiciação emR

Notaçãocientífica

Números/Relações

 

Álgebra

    Equaçõesde2o grau:resoluçãoe problemas

 

Funções

    Noções básicas sobrefunção

    A ideia devariação

Construção de tabelas e gráficos para representarfunçõesde1o ede2o graus

Geometria/Relações

 

Proporcionalidade na Geometria

           O conceito desemelhança

           Semelhança detriângulos

Razõestrigonométricas

Geometria/Números

 

Corpos redondos

        O número π; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo

        Volume e área docilindro

 

 

Probabilidade

Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade

Geometria/Números

 

Corpos redondos

        O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo

        Volume e área docilindro

 

 

Probabilidade

Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade

Geometria/Números

 

Corpos redondos

              O número ; a circunferência, o círculoe suas partes; área docírculo

              Volume e área docilindro

 

 

Probabilidade

Problemas de contagem eintrodução àprobabilidade

 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 2° ENSINO MÉDIO } E

S

 Números

Números e sequências

        Conjuntosnuméricos

        Regularidades numéricas:sequências

Progressões aritméticas e progressões geométricas

Relações

 

Funções

           Relação entre duasgrandezas

           Proporcionalidades:direta,inversa,diretacom oquadrado

           Funçãode1o grau

Funçãode2o grau

in Relações

 

Funções exponencial e logarítmica

              Crescimentoexponencial

              Função exponencial: equaçõese inequações

              Logaritmos: definição epropriedades

Função logarítmica: equaçõese inequações

oGeometria/Relações

 

Geometria-Trigonometria

              Razões trigonométricas nostriângulos retângulos

              Polígonos regulares: inscrição, circunscrição e pavimentaçãode superfícies

Resolução de triângulos nãoretângulos: Lei dos Senos e Lei dosCossenos Médio

 

CONTEÚDO DE MATEMÁTICA PARA A PROVA DO 3° ENSINO MÉDIO }

 Relações

 

Trigonometria

     Fenômenosperiódicos

              Funçõestrigonométricas

              Equações einequações

Adição dearcos

Números/Relações

 

Matrizes, determinantes e sistemas lineares

              Matrizes: significado comotabelas, características eoperações

              A noção de determinante de uma matriz quadrada

Resolução e discussão de sistemas lineares:escalonamento

mNúmeros

 

Análise combinatória e probabilidade

              Princípios multiplicativo eaditivo

              Probabilidadesimples

              Arranjos, combinações epermutações

              Probabilidade da reunião e/ou da intersecção deeventos

              Probabilidadecondicional

Distribuiçãobinomialdeprobabilidades: o triângulo de Pascal e o binômio de Newton

Geometria

 

Geometria métrica espacial

              Elementos de geometria deposição

              Poliedros, prismas epirâmides

Cilindros, cones eesferas

 

 

Mogi Guaçu, 17 de novembro de 2019.

 

 A Coordenação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

adminweb
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Últimos